quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Frango à moda de Maria Joana

Um dos segredos da culinária para mim é o facto de se meter muito amor e dedicação em cada uma das fases desse belo processo, a lavagem dos alimentos e a forma como se os cortam é extremamente importante. Para isso, costumo meter doom-metal ou punk-rock (quando estou mais disposta) ou então o meu itunes em shuffle que tanto passa ravel, beethoven (esses clássicos) como algumas músicas de bater o pé de rock fácil dos anos 50, música depressiva dos anos 80 ou música mais dançável e glamorosa desse mesmo tempo, também posso cair numa onda grunge mas isso guardo para o final da refeição, o café e o copo de macieira.
Esta receita é muito importante para mim visto que me surgiu num sonho. Para adormecer, costumo imaginar que faço refogados (é legítimo, visto que há quem conte carneiros) e comecei a imaginar uma receita que tivesse um travo de marijuana, pois que sinto algumas saudades. De manhã, acordei e vivenciei com frescura o sonho que tinha tido durante a noite e determinada a concretizá-lo quando chegasse a casa do trabalho.

Peguei numa cebola e cortei-a ao meio. Cortei-a em rodelas e depois fui picando-a como vi o Jamie fazer no programa dele. Coloquei azeite num tacho e meti-o ao lume. Entretanto, coloquei água num tacho e levei a ferver. O azeite ficou quente e adicionei a cebola. Descongelei os bifes de frango e cortei-os em cubinhos com minúcia e carinha. Coloquei a cebola e o tomate em polpa no tacho e deixei refogar. A água comecou a ferver e juntei a massa. Juntei os cubinhos de frango ao refogado adicionei uma colher muito pequenina de pimenta branca moída e mexi um pouco. Tapei o tacho. Fui provando a massa para ver quando é que ficava el dente. Destapei o tacho, mexi e adicionei ervas de provença. Fechei o tacho e deixei aquela merda cozinhar. A massa estava el dente então apaguei o lume e escorri a massa. Apaguei o lume do tacho e peguei numa taça e misturei a massa com a carne.

Cometi alguns erros mas é assim que se aprende, o molho não estava demasiado espesso e faltava sal à carne, no entanto, sentia-se o sabor a marijuana, por isso, em parte o objectivo foi alcançado. Gostava de ter fotos para mostrar mas o tacho foi todo.

- 1 embalagem de bifes de frango
- 2 tomates ou uma lata de tomate em pedaços
- Meia cebola
- Colher pequena de pimenta branca moída
- Ervas de provença qb
- Meio pacote de Massa aos canudos

1 comentário:

Eira disse...

o bom cozinheiro, nao utiliza meia colher ou meia cebola ou meio tomate ou meio pedaço.

é tudo a OLHOMETRO xD