sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Eu sempre tive aquela cena por fardas.

Ao cuidado do Presidente Nacional de Segurança Rodoviária

Nº Auto: X/XXXXXXXX

Trata-se a meu ver de uma questão de razoabilidade, conceito que eu tenho a consciência de ser eternamente debatível. No dia 21/10/2008 pelas 20h15m na rua Tomás Ribeiro junto ao cruzamento com a Av.Fontes Pereira de Melo em Lisboa, deparei-me com a seguinte situação:

- A pessoa que conduzia um jipe sem sinal de algum tipo estava parado na via publica (faixa mais a esquerda que dá acesso ao parque em frente ao C.C Imaviz e Hotel Sharaton) .

- Por querer virar para o Saldanha e coloquei-me na faixa mais a esquerda na rua Tomás ribeiro, faixa que permite virar para a Av.Fontes Pereira de Melo.

- A pessoa que conduzia o jipe permaneceu parado antes do semáforo sem qualquer tipo de sinalização por estar a espera que uma pessoa saísse com o seu carro do 3º Slot de estacionamento

- Cerca de 5 automóveis que desejavam fazer a mesma manobra que eu e que estavam por detrás de mim na faixa de rodagem, começaram a buzinar

- Também eu buzinei por a situação se verificar há mais tempo que o razoável e por não haver nenhum tipo de sinalização do condutor do jipe, ainda para mais quando este poderia ter entrado na rua e permitido a boa circulação rodoviária. Assumo neste ponto o facto de ter buzinado

- Tanto o condutor do jipe como 2 veículos que se encontravam atrás de mim seguiram o seu caminho passando sinais vermelhos e pondo em risco a circulação de outros veículos. Nenhum destes condutores foi advertido pelo Sr. Agente que se encontrava no local.

- Ao ser abordado, o Sr. Agente perguntou se eu já teria acalmado, julgando que a minha reacção teria sido intempestiva.

- Respondi que não se tratava de calma, apenas de fazer com que o tráfico se tornasse fluído dado que eu vinha das Amoreiras e todo o tráfego da cidade estava num caos dada a existência de uma prova com carros de corrida na Av. da Liberdade

- Pediu-me os documentos e da viatura passando cerca de 15 minutos com eles provavelmente a espera que me acalmasse. Quando regressou perguntou se eu já estava calmo, ao qual eu disse que sim.

- Entregou-me os meus documentos e da viatura e disse boa noite pode prosseguir.

- Hoje, 5 de Dezembro de 2008 recebo o auto de multa em casa sem ter sido notificado verbalmente pelo Sr. Agente no local da infracção o que, embora não estando consagrado na lei, é a meu ver de bom tom .

Por estar com mais uma pessoa dentro do carro, ela faz de minha testemunha na situação descrita. Questiono-me no final desta situação se é mais grave buzinar, ou passar um sinal vermelho podendo causar danos incalculáveis. Também eu, tal como os outros 3 condutores o poderia ter feito, mas por ter consciência cívica e noção do código da estrada, adverti através da buzina o condutor do jipe de toda a situação que estava a causar. O Sr. Agente considerou que eu seria o único a ser castigado pelo tempo que buzinei ignorando toda a situação em seu redor.

Sem mais

Eira



Caríssimos, aprendam comigo, mais vale fazer uma avenida com sinais vermelhos do que parar e esperar ser autuado.

1 comentário:

Paulo disse...

Hmmm tão bom! Funciona tão bem a nossa BT!